Turismo de Esporte e Aventura

Conheça ANDRADAS

Turismo de Esporte e Aventura

Gruta da Ventania

Gruta da Ventania

Localizado no Bairro do Gabirobal, Município de Andradas, possui aproximadamente 200 metros de galerias, ideal para visitação e prática de caving.

Fotos: World Adventure

Pedra do Elefante

Localização: Bairro dos Lobos

Localizada na Serra do Pau D`Alho, com 1460 metros acima do nível do mar, a Pedra do Elefante possui uma morfologia curiosa, sendo comparada a um gigantesco elefante deitado. A vegetação na Pedra é quase inexistente, ocorrendo gramíneas, onde o afloramento rochoso não sobressai. Cercada por matas galerias, que acompanha vales fluviais com espécies vegetais diversificadas. A fauna é composta por aves silvestres e animais de pequeno porte. A pedra também é conhecida como pedra do diamante, devido a lenda que no final do século XIX, havia um brilho na “cabeça do elefante” que desapareceu após a visita de dois europeus, na mesma época foi adquirido pela Coroa Britânica um diamante de proporções gigantescas. O local é propicio para pratica de escalada, rapel, highline, treking, entre outras atividades.

Fotos: World Adventure

Pedra do Pântano

Localização: Bairro do Pântano

Seguir pela Rodovia MG 455 Andradas / Ibitiúra de Minas, após 9 km nessa estrada de asfalto há uma placa indicando uma saída a direita (Pântano / Lobos). Pegue essa estrada e siga por 8,5 km estacione em um local adequado ou em uma igreja que fica a poucos metros da entrada desse ponto se tem uma visão bem ampla da pedra.

Fotos: World Adventure

Pico do Gavião

O Pico do Gavião localiza-se na Serra do Caracol, divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, faz parte da Serra da Mantiqueira. A serra possui três principais ondulações de forma arredondadas, sendo a mais alta rodeada por grande  desfiladeiro rompendo a seqüência da linha de crista na cadeia montanhosa. O pico é coberto por vegetação rasteira entremeados por matas galerias que acompanham os trechos de rios temporários. Sua altitude máxima é de 1663 metros acima do nível do mar e 722 metros acima do nível da cidade. No local se encontra o marco geodésico do IBGE. A fauna característica da região se resume em animais de pequeno porte. O panorama serrano do Pico do Gavião oferece um visual de 360°, sendo possível avistar várias cidades da região. O pico figura no cenário internacional como um dos melhores pontos de decolagem para a pratica do esporte de vôo livre. Várias decolagens são feitas, nos fins de semana, de paragliders e asa-delta, também são sediados campeonatos, regionais, estaduais, nacionais e internacionais.  Existe uma curiosidade sobre o nome do local, segundo moradores mais antigos da cidade, existia nesse pico um casal de gaviões de grande envergadura que sobrevoavam o local, daí a origem do nome “Pico do Gavião”. Outra curiosidade, seria a forma da estrada que dá acesso ao local, que coincidentemente se vista do alto tem a forma de um gavião.

Morro Seco

Localizado no Bairro Palestrina

Trata se de uma colina com algumas formações rochosas, o que garante um visual incrível da área urbana de Andradas. Situado a aproximadamente 4 km do centro da cidade, é uma ótima opção de caminhada, podendo também chegar de carro até um campo de futebol localizado nas proximidades.

Fotos: World Adventure

Pedra Colada

Localizada no Bairro do Gabirobal

Com aproximadamente 1150 metros de altitude e 55 metros de desnível, ideal para a prática de rapel e caminhadas. Recebe esse nome devido uma parte da pedra que aparenta se com uma pedra menor colada na maior.

Fotos: World Adventure

Pedra da Boa Vista

Fica localizada no Distrito do Campestrinho

É a maior formação rochosa da região com 1500 metros. Propícia à prática de escalada, possui apenas uma via para a prática e apresenta grande potencial para a abertura de outras linhas. Acesso por trilha em propriedade particular, visitação autorizada. Recomenda-se acompanhamento especializado para visitação. Com um visual incrível para a linda paisagem da região o local é perfeito para a prática de trekking, seja saindo do Bairro do Pantano, onde temos 2 opções de hospedagens, Refúgio de Montanha do Sr. Paulo e Abrigo de Montanha do Pantano, ou saindo do Distrito do Campestrinho, que se localiza bem próximo a pedra.

Fotos: World Adventure

Pedra da Cruz

A Pedra da Cruz fica localizada na parte mais alta do bairro do Pântano

Possui aproximadamente 1250 metros de altitude. É ideal para a pratica de caminhadas, visitação e escalada, podendo chegar por trilha ou até mesmo com veículo, tendo que caminhar poucos metros. A pedra leva esse nome devido uma cruz que existe no seu cume. Segundo relatos locais, no início do século passado, um sitiante cumprindo uma promessa construiu uma capelina e afixou uma cruz de madeira na pedra, e todo ano realizava um terço no local. Com o passar do tempo este senhor veio a falecer, e com isso, a tradição do terço foi perdida. No início dos anos 2000, alguns escaladores que frequentavam a região resgataram essa tradição, e com ajuda da comunidade construiu um abrigo próximo ao topo da pedra. Na mesma época a cruz de madeira foi substituída por uma de metal. E no ano de 2019 a capelinha foi restaurada pela Prefeitura Municipal de Andradas. Atualmente o local recebe bastante visitantes e a tradição religiosa ficou por conta da realização de uma missa campal no dia 12 de outubro, data em que o Catolicismo comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Fotos: World Adventure

Pedra do Boi

Localizada entre a Pedra do Elefante e a Pedra do Pântano

Com mais de 11 vias de escalada, trata-se de uma formação rochosa, propícia a várias modalidades de esportes de aventura. O acesso até o local se dá por trilha em propriedade particular e a visitação precisa ser autorizada.

Fotos: World Adventure

Serra do Caracol

A Serra do Caracol fica localizada a norte/nordeste da cidade de Andradas, apresentando uma divisa natural entre planaltos e vales da região. Nos seus pontos culminantes encontram-se a torre de TV e o Pico do Gavião, que além de oferecerem uma paisagem belíssima são considerados excelentes áreas de decolagem de asa delta e paragliders. Com altitude variando entre 700 a 1663 metros é composta por rochas graníticas. A vegetação constitui-se de floresta tropical perenifólia e cerradão com grande variedade de orquídeas, samambaias, ipês e palmitais.

Fotos: Du Paparazzi

Parque Municipal de Andradas

Parque Municipal Ricardo Sasseron localizado na cidade de Andradas, aberto ao público todos os dias! Conheça!

Vale do sol

Fotos: GR games

ASSOCIE-SE