O “Caminho da Fé” foi idealizado pelo Sr. Almiro Grings, residente na cidade de Águas da Prata, o qual após percorrer por duas vezes o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, julgou ser possível fazer algo semelhante aqui no Brasil.
Com a colaboração de alguns amigos, contatou inicialmente a Igreja Católica e através do pároco de Águas da Prata, o qual agendou contato com autoridades da Basílica de Aparecida.
Com o aval da Igreja Católica, entrou em contato com os dezesseis municípios, traçados aleatoriamente no mapa, dos quais seis paulistas e dez mineiros, iniciando em Águas da Prata e terminando em Aparecida, propondo o engajamento dos mesmos para a criação de uma grande trilha turística nos moldes do Caminho de Santiago, Espanha.
Inaugurando no dia 11 de fevereiro de 2003 na cidade de Águas da Prata, o “Caminho da Fé” é a maior trilha de peregrinação permanente do Brasil.
Posteriormente, em 16 de junho de 2003, houve a inclusão das cidades de Tambaú, Casa Branca e Vargem Grande do Sul, unindo dessa forma dois centros de peregrinação religiosa, ou seja Tambaú dos devotos do Padre Donizete Tavares de Lima e Aparecida da Padroeira do Brasil.
A trilha possui atualmente, 425 Km de extensão, passando por dezenove municípios.