Turismo Religioso em Andradas Sul de Minas Gerais

Conheça ANDRADAS

Turismo Religioso

Capela Cocais

Capela dos Lobos

Igreja da Cipriana

Capela Diogos

Capela Diogos

Capela São José da Cachoeira

Capela Tira Fogo

Igreja Nossa Senhora de Fátima Vargem do Rigoni

Igreja São José

Igreja Nossa Senhora Aparecida Distrito do Campestrinho

Igreja Santo Antônio Clube Uva

Capela Nossa Senhora da Rosa Mística Bairro Beloto

Igreja Santo Antônio do Paiol Queimado

Igreja de São João Batista da Gramínea

Igreja de São Francisco de Assis Capitão

Capela Vinhos Beloto

Casa de Formação Santa Teresinha

A Comunidade Betânia de Andradas é uma comunidade de leigos católicos da Renovação  Carismática Arquidiocesana – Comunidade Javé Nissi, empenhados no serviço de evangelização  e promoção da vida no Espírito Santo. Nosso Nome “Betânia” quer dizer:  Lugar da  Acolhida, casa de Misericórdia. A Casa de formação Santa Teresinha tem como Missão: Acolher e Anunciar. O lema que escolhemos  “Em Jesus temos tudo” expressa o sentido  da nossa missão, da nossa comunidade. Seja criança, jovem ou adulto: a Comunidade Betânia espera por você.

Capela Grotão

Igreja de Santa Luzia

Capela do Pantano

Capela Macuco

Capela Óleo

Capela Gonçalves

Capela Dona Maria

Rota das Capelas

A “Rota das Capelas” nasce com o propósito de um roteiro de fé e devoção, unir 6 municípios de São Paulo e Minas Gerais. Idealizada pela advogada, jornalista e peregrina veterana Arlene Padrão, guaçuana radicada em Aguaí, a mais nova rota de peregrinação do Brasil ligará, por estradas vicinais, a cidade de Aguaí (ponto inicial do caminho), o bairro de Santa Luzia, em Espírito Santo do Pinhal e Santo Antonio do Jardim (todos em SP) e Andradas, Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas (em MG). Ao Longo do trajeto de 94km, demarcado no dia 12 de março de 2005 sinalizado com flechas de cor laranja e placas indicativas, os peregrinos encontram cerca de 30 capelas, algumas bem antigas e cada qual com seu estilo e sua estória. O silencio e o contato com a natureza convidam à reflexão e ao encontro consigo mesmo. O convívio com as pessoas simples do campo, o intercambio cultural com os moradores das cidades e o contato com a exuberante natureza do trecho percorrido, onde se destacam a nascente do Rio Jaguari Mirim, cachoeiras e montanhas de onde se descortinam belíssimos vales, fazem da aventura uma experiência inesquecível. A “Rota das Capelas” também tem como objetivo desenvolver o turismo em todas as cidades que interliga, com enfoque no sentido místico – religioso, destacando não só as pequenas capelinhas como as demais igrejas existentes ao longo de caminho. O trajeto da “Rota das Capelas” poderá ser feito a pé, de bicicleta, moto ou a cavalo.

Caminho da Fé

O “Caminho da Fé” foi idealizado pelo Sr. Almiro Grings, residente na cidade de Águas da Prata, o qual após percorrer por duas vezes o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, julgou ser possível fazer algo semelhante aqui no Brasil. Com a colaboração de alguns amigos, contatou inicialmente a Igreja Católica e através do pároco de Águas da Prata, o qual agendou contato com autoridades da Basílica de Aparecida. Com o aval da Igreja Católica, entrou em contato com os dezesseis municípios, traçados aleatoriamente no mapa, dos quais seis paulistas e dez mineiros, iniciando em Águas da Prata e terminando em Aparecida, propondo o engajamento dos mesmos para a criação de uma grande trilha turística nos moldes do Caminho de Santiago, Espanha. Inaugurando no dia 11 de fevereiro de 2003 na cidade de Águas da Prata, o “Caminho da Fé” é a maior trilha de peregrinação permanente do Brasil. Posteriormente, em 16 de junho de 2003, houve a inclusão das cidades de Tambaú, Casa Branca e Vargem Grande do Sul, unindo dessa forma dois centros de peregrinação religiosa, ou seja Tambaú dos devotos do Padre Donizete Tavares de Lima e Aparecida da Padroeira do Brasil. A trilha possui atualmente, 425 Km de extensão, passando por dezenove municípios.

Gruta de Nossa Senhora

Construída em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, inaugurada em 23 de dezembro de 2001, no seu interior encontra-se a imagem da Santa, Santo Expedito, entre outras. Possui uma área arborizada para descanso e uma mina água potável.

Igreja de São Benedito

Construída na metade do século XX, sua arquitetura é em estilo eclético. A Igreja de São Benedito tem na fachada a porta central avançada do corpo da igreja. Na torre única há relógio e sino, a terminação é piramidal , finalizada com uma cruz. O acesso é por uma escadaria de 15 degraus cercada por uma mureta de cimento vasada. O interior é de um só corpo, tendo as laterais ornamentadas com oratórios de madeira trabalhada que abrigam imagens de santos, além de um pequeno altar com a imagem do Sagrado Coração de Jesus. O altar-mor fica grande nicho central, com paredes arredondadas ao fundo decorado pela Imagem de São Benedito.

Igreja Matriz de São Sebastião

Idealizada pelo Padre Aristóteles Aristomedo Benati, sua construção teve início em 1914 e termino em 1941 . Sua arquitetura é em estilo neoclássico de grandes proporções . O terreno em frente a igreja possui escadarias que são cercadas por grandes corrimãos de cimento com holofotes de iluminação. Sua impotente fachada possui três portas, sendo que a principal fica entre colunas. A parte central da fachada é avançada, destacando-se das laterais, a torre central tem o formato arredondado com terminação piramidal, onde na parte superior encontra-se uma cruz. Esta ainda é ladeada por duas estátuas e possui relógio e sino. Seu interior é de piso ladrilhado, apresenta naves de grandes dimensões cercadas por pilastras sobrepostas de arco, as paredes laterais apresentam pinturas que representam os passos de Jesus. Possui também altares laterais, em mármore que abrigam as imagens de Nossa Senhora Aparecida, São José, Santo Antonio, tendo ainda um púlpito de madeira entalhada com a imagem de São Sebastião. O Altar – Mor, de estilo moderno, é ornamentado por uma imagem de Jesus  na Cruz e pinturas de cenas do Calvário, a esquerda do altar encontra-se a capela do Santíssimo. A decoração se completa com múltiplos vitrais.  

ASSOCIE-SE