5 problemas bucais mais comuns em idosos

Na terceira idade é extremamente comum que o corpo, de forma geral, esteja mais propenso ao aparecimento de problemas. E com a saúde bucal não poderia ser diferente. A boa notícia, é que todos esses problemas são evitáveis. Nós listamos os cinco mais comuns! Continue a leitura para saber mais!

Para manter a saúde bucal em dia tem que cuidar: em qualquer fase da vida! Porém, quando falamos do público da terceira idade, esses cuidados precisam ser redobrados. Isso porque nessa fase da vida já existe uma sensibilidade maior, uma queda da imunidade, entre outros fatores que fazem com que os idosos tenham a saúde mais frágil. Dessa forma, para poder evitar as doenças bucais é preciso reconhecê-las, saber os tipos de tratamentos e o mais importante: tentar evitá-las. Pensando nisso, nós criamos esse artigo apontando os problemas bucais mais comuns entre os idosos. Para saber quais são eles, basta continuar a leitura!

Xerostomia

O nome é estranho, mas o problema é conhecido. Não sabe o que é xerostomia? Basicamente é quando sentimos que a boca está seca. Esse fenômeno é comum em idosos em decorrência, principalmente, do uso de alguns tipos de medicamentos. Dessa forma, há a diminuição na produção da saliva. E já comentamos por aqui que a saliva oferece uma proteção natural para os dentes e para a boca de uma forma geral. Bom, com a boca seca, algumas doenças bucais estão mais propensas a aparecer. Confira uma pequena lista abaixo:

1 – Irritação na língua.

2 – Gengivite (inflamação das gengivas).

3 – Infecção na boca.

4 – Periodontite (evolução da gengivite).

Cáries

A cárie é um problema comum entre os idosos. Isso porque é normal que toda a boca esteja sensível. Além disso, muitas pessoas da terceira idade têm dificuldades de realizar todo o processo de higienização. Nesse caso, não tem jeito: é necessário ter paciência e muito cuidado.

Queda dos dentes

Infelizmente, a perda de um ou mais dentes ainda é muito comum entre os idosos. E, com essa perda, surgem os mais variados problemas: dificuldades para mastigar, falar e até mesmo respirar. Além disso, afeta a autoestima, a sociabilidade e a segurança para sorrir. Ou seja: vai muito além de questões estéticas. Mas por que a perda de dentes é tão comum em idosos? São vários os motivos. Porém, de forma geral, o que mais percebemos é uma gengivite (inflamação na gengiva) não tratada e que evolui para uma periodontite. Além disso, a xerostomia (boca seca), também pode causar esse problema. Lembrando que ela abre portas para muitas doenças bucais.

Lesões

Também é muito comum que os idosos tenham lesões na boca. Elas podem ser o resultado de uma higienização ineficaz, de uma escovação promovida da forma errada e com força, do uso de cigarro, de próteses que não foram colocadas direito, entre outras situações. Importante ressaltar que quase todas as lesões podem ser facilmente evitadas: cultivando bons hábitos.

Periodontite

Conforme comentamos em tópicos acima, uma gengivite não tratada pode, facilmente, se transformar em uma periodontite: que é um caso mais grave de inflamação nas gengivas e muito comum entre os idosos. Os sintomas podem até ser muito parecidos, mas, nesse estágio da inflamação, ela consegue atingir os tecidos que promovem a sustentação dos dentes.

Extra – Outros problemas comuns, hábitos e doenças que podem afetar a saúde bucal do idoso

  1. A sensibilidade dental se acentua nessa fase da vida.
  2. Problemas como diabetes e doenças cardíacas podem interferir negativamente na saúde bucal.
  3. Quando não há um cuidado especial com a prótese dental, ela pode causar muitos problemas para a saúde bucal do idoso.
  4. Uma má alimentação também interfere na saúde bucal.
  5. Má higienização bucal ou a falta dela são grandes problemas.
  6. Altos níveis de estresse e de ansiedade também afetam a saúde do sorriso do idoso.
  7. Alguns remédios podem trazer problemas para as gengivas.
  8. Câncer de boca.

Ir ao dentista é essencial para evitar essas doenças bucais

Todas as doenças bucais listadas acima podem ser evitadas com a junção de bons hábitos e check-ups odontológicos. Sempre gostamos de frisar que a prevenção é e sempre será o melhor caminho. Lembrando que essas consultas de caráter preventivo são essenciais em qualquer época da vida, mas especialmente na terceira idade: período em que a saúde se encontra um pouco mais frágil. Além disso, quando você vai com frequência ao dentista, é possível tratar doenças em estágio inicial.

Com o Plano Uniodonto tudo fica mais fácil

Com um Plano Odontológico da Uniodonto, você poderá se consultar com profissionais incríveis! Eles irão cuidar do seu sorriso com profissionalismo e carinho: em qualquer fase da sua vida! Caso ainda não tenha o plano, entre em contato com a ACIRA CDL Andradas! Será um prazer apresentar todas as propostas e vantagens para você!

Se você é idoso e chegou até esse artigo, gostaríamos de dizer que não existe idade para sorrir! Por isso, venha cuidar do seu sorriso com a gente! Até a próxima!

Fonte: Uniodonto Poços de Caldas

Postagem Relacionada

Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Acira
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?