Informativo

Janeiro Branco – A vida pede Equilíbrio – Érika Ansani Psicóloga

Em 2014, o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão Pires Rezende, iniciou a campanha Janeiro Branco com o objetivo de chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições. .

O mês de janeiro é uma referência às expectativas de ano novo, em que as pessoas estão mais propensas a pensar em suas vidas, suas relações, suas emoções e em seus sentidos existenciais: “Como em uma ‘folha ou em uma tela em branco’, as pessoas podem ser inspiradas a escrever ou a reescreverem suas próprias histórias de vida”, conta o criador da data.

Pensar sobre o tema da Saúde Mental gera conscientização, combate tabus, muda paradigmas, orienta os indivíduos e inspira autoridades a desenvolverem políticas públicas.

A campanha Janeiro Branco de 2023, tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”.

O mês promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia. O objetivo é alertar para os cuidados com a Saúde Mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como Burnout, assim como os transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade, que infelizmente, atingem números assustadores.

A sua importância reside no fato de dialogar e conscientizar todos para que tenham o conhecimento da dimensão e gravidade que pode ser a ausência de cuidados com a Saúde Mental. Falar sobre este assunto contribui para dar visibilidade ao contexto do cuidado em Saúde Mental, pois potencializa o acolhimento por parte dos gestores, dos profissionais de saúde, redes de apoio, familiares e da comunidade em que estamos inseridos.

Não existe uma forma única de adoecimento mental. Por isso, para mantermos a Saúde Mental em dia, algumas dicas são valiosas, como praticar atividades físicas, meditar, manter uma alimentação saudável, se hidratar, ter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, se valorizar, estar em companhia de pessoas otimistas e que te façam sentir bem.

Comportamentos autodepreciativos, relacionamentos tóxicos, insônia ou sono irregular; queda nos níveis de energia; alterações incomuns no apetite, como perda ou excesso; mudanças repentinas de humor, como irritabilidade e tristeza; perda de interesse por atividades antes consideradas interessantes; incapacidade de cumprir suas obrigações de rotina; raciocínio lento e perda de concentração e memória, entre outros, podem ser considerados como um alerta para você procurar ajuda psicológica, seja na rede pública ou privada.

Caso você identifique alguns desses sintomas eu posso te ajudar, me chame no WhatsApp 35 99134-4325

A vida pede equilíbrio.
A sua Saúde Mental importa, de Janeiro a Janeiro!

#janeirobranco #autoconhecimentotransforma #psicologia #saudementalimporta

Você conta com diversas soluções

Veja quais são

Sul de Minas Gerais

Conheça Andradas

Você conta com diversas soluções

Veja quais são

© 2023 ACIRA CDL - Associação Comercial, Industria e Rural de Andradas. All rights reserved.