No dia 04 de novembro, Andradas recebeu o 1º webinário sobre Arranjo Produtivo Local (APL) do Sul de Minas, o evento atende a uma demanda apresentada pelas entidades fomentadoras do desenvolvimento econômico de Andradas, que possui dois APL reconhecidos pelo Governo do Estado, um do setor vinícola e outro de bolachas. As empresas representadas por eles, podem, dessa forma, ter representatividade frente ao Estado e obter oportunidades de negócio dentro das políticas de apoio e fomento de diversas instituições.

A ideia é disseminar os conceitos de APL e as várias vantagens de se trabalhar com os setores produtivos unidos para desenvolver a economia local. O evento teve a participação do subsecretário de Desenvolvimento Regional do Governo Minas, Douglas Augusto de Oliveira, do diretor de projetos de Desenvolvimento Local da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fernando Abreu, e do gerente de Projetos para Indústria e Gestor do Programa FIEMG Competitiva, Thadeu Neves.

APL – Arranjos Produtivos Locais

APL são aglomerações de empresas em​ um mesmo território, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de cooperação entre si e com outros atores locais possibilitando:

• Desenvolvimento de ferramentas para a diversificação econômica. ​
  • Ampliação da capacidade de produção de tecnologia aplicável para todo um setor. ​
  • Aumento significativo de oportunidades de negócios em todo o estado. ​
  • Fortalecimento, pelo associativismo, do poder de negociação favorecendo compras conjuntas e ampliando a lucratividade e desenvolvimento local.

Para que seja feito o reconhecimento e/ou a atualização dos dados dos APL já reconhecidos em Minas Gerais, a Sede disponibiliza todas as informações necessárias para a prestação deste serviço neste link (clique aqui).

O Governo do estado busca a reformulação da política de Arranjos Produtivos Locais e Polos Produtivos​ a fim de alcançar:

• Adequação das políticas às características do APL e do setor econômico​
  • Evolução Competitiva​
  • Integração das políticas públicas para o desenvolvimento de Minas​
  • Identificação de demandas específicas de cada APL

O grau de maturidade dos APL seguiu quatro eixos para análise e identificação:

• Governança​​
  • Estruturação​​
  • Características econômicas​​
  • Desenvolvimento territorial

Confira as fotos do evento:

Confira alguns momentos do evento: