Os serviços de delivery têm ajudado a salvar muitas vendas no comércio, e em meio ao “novo normal”, essa modalidade no varejo ganha cada vez mais força, e quem conseguir elaborar as melhores táticas, certamente irá sair na frente desta corrida!

A importância do delivery para o futuro do comércio

A pandemia de Covid-19 transformou muito o mundo. As restrições severas para controle da disseminação do vírus fez com que muitas portas se fechassem de vez no comércio.

Esse cenário desolador forçou as equipes de gestão a se reinventarem de diversas maneiras para driblar a crise e oferecer serviços customizados para o público.

Os serviços de delivery, que estavam quase todos focados na entrega de refeições, logo ganharam a atenção de diversas startups e empresas para redefinir o perfil de consumo nos tempos de pandemia.

A maior parte do comércio teve de fechar ou reduzir drasticamente sua capacidade, funcionando apenas internamente. Foi nesse momento que o aparecimento de e-commerces e as vendas online via apps de mensagens apontaram um novo caminho.

Como integrar o serviço de delivery ao seu comércio

As compras online já estavam no topo de sua popularidade nos últimos anos, mas com as limitações de entregas de longa distância por parte dos Correios e outras transportadoras populares, os consumidores começaram a aumentar o consumo local, para receber seus produtos com mais agilidade.

Com promoções e a entrega com custo acessível, muitos preços locais se equipararam aos online, somado à facilidade de meios seguros de pagamentos que não têm taxas, como o PIX, que deu um gás novo ao comércio.

Abaixo você confere uma série de dicas importantes para ter o melhor aproveitamento e não perder nenhuma venda com o auxílio do serviço de delivery em seu comércio.

Tenha um atendimento online especializado

Em cidades grandes, os marketplaces podem ter bastante viabilidade com a opção de retirada em mãos e entrega via motoboy, mas se quiser ter mais autonomia e fortalecer sua imagem, o ideal é ter e-commerce próprio, com seu atendimento online customizado.

Aproveite a ocasião para começar a estruturar sua própria página de vendas, fazendo um cadastro de produtos detalhado, que possa ser reproduzido nas redes sociais, também.

Falando nelas: não deixe de lembrar sempre que agora seu negócio conta com serviço de entregas.

Crie uma plataforma de WhatsApp Business, com um caminho de respostas programado para o cliente fazer seu autoatendimento e escolher os produtos. Agora é possível, inclusive, fornecer dados de entrega pelo aplicativo.

Conheça as principais aplicativos de entrega e esteja neles

Hoje há também muitos aplicativos de vendas com delivery embutido, o que torna tudo mais dinâmico. Facilitam a venda de produtos consumíveis, alimentos, acessórios, tudo com bastante praticidade.

O importante é entender o que pode e o que não pode ser vendido em cada um. O grande jogo é oferecer descontos especiais, combos e cruzar produtos por categorias.

Para não ficar refém de taxas e acabar tendo pouco lucro, você precisa estudar o cálculo de cada plataforma para escolher quais têm mais viabilidade e entender também quais são mais populares entre seu público.

Tenha um sistema de gestão

A venda com delivery precisa ser rápida. A agilidade é o grande diferencial na hora de receber boas avaliações.

Para conseguir dar baixa e lançar cada venda sem perder tempo, você precisa ter tudo muito bem organizado, e é nesse momento que um sistema transforma sua experiência.

Com ele você consegue encontrar e dar saída em um produto quase instantaneamente. Mais do que isso, os valiosos dados de cadastro de clientes podem ser captados e organizados de maneira otimizada para futuras táticas de força de vendas. Você ganha oportunidades únicas com marketing.

Ofereça métodos de pagamento diversificados

Já mencionamos o PIX, que garante bons descontos com pagamento instantâneos, mas o cartão de crédito ainda é o método mais popular, e para oferecer o maior alcance no pagamento, o ideal é possuir uma maquininha de qualidade e diversificada em bandeiras.

Elabore embalagens especiais

Muitas vezes a loja cria a experiência de compra do consumidor, mas sem a presença física, é hora de customizar a experiência do cliente, e isso acontece de diferentes maneiras: através do tema de sua página, da apresentação dos produtos, do perfil nas redes sociais etc.

Tão importante quanto a apresentação antes e durante a compra é aquela impressão que fica após a compra. Preparar uma embalagem customizada é uma das principais maneiras de cativar o cliente, que vai ter uma parte do seu atendimento materializada em casa.

Para ter diferencial, invista na produção de embalagens personalizadas, com design e funcionalidade.

Além disso, embale bem seu produto, indiferente do tipo e não deixe de enviar uma mensagem especial de agradecimento ou mesmo um pequeno brinde. Isso estreita os laços e humaniza seu atendimento.

Considere ter parceiros de delivery

O problema de depender de aplicativos de terceiros para o delivery no comércio é que muitas vezes você não conhece o serviço do entregador selecionado.

Se o serviço de delivery se tornar algo relevante dentro de seu empreendimento, considere contratar um entregador e fazer uma parceria sólida, instruindo o entregador sobre seu perfil de clientes e como criar uma boa experiência.

Assim como lojistas, entregadores preferem não ficar refém das taxas de apps. Uma boa entrega agrega à impressão do cliente sobre seu empreendimento.

Ofereça frete grátis

Uma tática de muito sucesso nos marketplaces da vida é oferecer frete grátis a partir de um determinado volume de compras, isso incentiva o cliente a aproveitar a condição especial e também aumenta suas vendas, e já falamos algumas vezes como vender é a principal solução para o comércio.

Com informações da ATS Informática e FCDL MG.

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