Após dois anos de lançamento, o Pix já se tornou o queridinho dos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pix é a principal forma de recebimento para 42% dos empreendedores. Ficando a frente até mesmo do dinheiro e cartões de débito e crédito.
Mas você sabe porque ele tem sido tão utilizado na hora de realizar algum pagamento?
Um dos motivos é que o Pix é muito mais prático comparado às outras modalidades. Além disso, é rápido e seguro, já que o consumidor e vendedor podem conferir o pagamento na mesma hora, de maneira instantânea.
Outro fator é que o Pix possui taxas menores e é mais rápido no tempo de liquidação, uma vantagem que pode fazer a diferença para os comerciantes e clientes.
Se você ainda não está seguro com esse método de pagamento, pode ficar tranquilo. O Pix é regido pelo Bacen (Banco Central), assim, todas as transações são realizadas dentro de seu sistema, garantindo a segurança e rapidez das transações.
Mas será o fim do dinheiro físico?
Mesmo que o Pix seja o queridinho do momento, e que o uso dos cartões continue em alta, isso não quer dizer que o dinheiro físico irá acabar. De acordo com o Instituto Locomotiva, ao lado do Banco24Horas, cerca de 66 milhões de brasileiros ainda sacam dinheiro.
A pesquisa ainda descobriu que para 26% dos entrevistados, o dinheiro é uma das principais formas de pagamento. Além disso, 22% das pessoas ainda recebem seus rendimentos em dinheiro físico.
Agora que você conhece melhor o Pix, já decidiu se vai aderir ao método favorito do brasileiro?
Gostou desse conteúdo? Fique por dentro de todos os nossos posts no Instagram: instagram.com/aciraandradas
Foto destaque: Freepix
Deixe uma resposta