99,7 milhões de pessoas planejam presentear no Dia dos Namorados, revela pesquisa

Aumento significativo: 7,6 milhões a mais em relação ao ano anterior pretendem presentear no Dia dos Namorados.

Uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, aponta que 61% dos consumidores brasileiros têm a intenção de presentear no Dia dos Namorados. Segundo o levantamento, esse feriado deve atrair 99,7 milhões de pessoas às compras no país, um aumento de 7,6 milhões em relação ao ano anterior.

Os cônjuges aparecem em primeiro lugar na lista dos principais presenteados, representando 66% das intenções de compra, enquanto 31% pretendem presentear namorados(as).

Entre os que não pretendem comprar presentes, 51% estão solteiros(as) ou não têm noivo(a) ou cônjuge, 10% priorizarão o pagamento de dívidas e 9% alegam falta de recursos financeiros.

De acordo com a pesquisa, 53% dos consumidores planejam comprar apenas um presente, enquanto 30% planejam adquirir dois itens, resultando em uma média de 1,5 presentes por pessoa.

O estudo aponta um aumento no número de consumidores que pretendem fazer compras no Dia dos Namorados este ano. Essa data é de grande importância para o comércio, pois impulsiona tanto as vendas em lojas quanto a movimentação de restaurantes e bares durante as comemorações.

Gastos médios com presentes chegarão a R$ 232

A pesquisa revela que 40% dos entrevistados planejam comprar a mesma quantidade de presentes do ano passado, enquanto 24% pretendem adquirir mais itens e 18% planejam comprar menos.

Quanto aos gastos, 36% dos entrevistados afirmaram que gastarão mais este ano em comparação ao ano anterior. Os principais motivos citados são comprar um presente de melhor qualidade (53%), aumento do preço dos produtos (35%) e melhoria na renda mensal (28%).

Por outro lado, 12% pretendem gastar menos, principalmente devido a restrições orçamentárias (42%), desejo de economizar (26%) e preocupações com inflação e instabilidade econômica (20%). Já 37% planejam gastar o mesmo valor que no ano passado.

Em média, os consumidores brasileiros devem desembolsar R$ 232 com os presentes do Dia dos Namorados, um aumento de R$ 36 em comparação ao ano anterior. Esse valor sobe para R$ 293 nas classes A/B.

Com esses números, estima-se que a data movimente R$ 23,17 bilhões no varejo e em serviços, representando um aumento de R$ 5,1 bilhões em comparação ao ano passado.

Pagamento à vista é a forma preferida por 68% dos consumidores

A forma de pagamento mais comum será à vista, escolhida por 68% dos entrevistados, com destaque para o uso do PIX (21%, um aumento de 7 pontos percentuais em relação a 2022), cartão de débito (17%) e cartão de crédito à vista (15%). Já 29% planejam parcelar as compras, principalmente no cartão de crédito parcelado (26%).

A pesquisa revela ainda que 77% dos consumidores farão pesquisa de preços antes de fazer as compras, sendo que 82% deles pesquisarão na internet. Os itens mais procurados serão roupas (41%), perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), calçados (22%), jantar em restaurante (18%) e chocolates e bombons (16%).

Em relação às comemorações, 38% pretendem celebrar a data em casa, 28% preferem jantar fora e 9% optam por um hotel/motel.

Sete em cada dez consumidores (71%) planejam comprar algum produto ou serviço para se preparar para o Dia dos Namorados, sendo as principais escolhas roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (24%), lingeries e peças íntimas (22%), calçados (17%) e tratamentos estéticos (15%).

Quanto ao local de compra, 57% dos consumidores pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas, principalmente em shoppings centers (26%) e shoppings populares (9%). Por outro lado, 36% farão as compras pela internet, com destaque para as lojas online (30%).

Na escolha do local de compra, 57% dos entrevistados afirmaram que o preço é o principal fator influenciador, seguido pela qualidade dos produtos (50%), promoções e descontos (38%) e frete grátis (32%).

A pesquisa também mostra que 77% dos entrevistados pretendem fazer uma pesquisa de preços antes das compras, sendo que 82% deles costumam fazer a pesquisa na internet, principalmente em sites e aplicativos de varejistas (71%), sites/aplicativos de lojas de departamento (58%), sites/aplicativos de busca (57%) e sites de comparação de preços (30%).

Além disso, 67% dos consumidores planejam fazer pesquisas em lojas físicas, principalmente em shoppings (47%) e lojas de rua (32%). Aproximadamente 44% dos consumidores pretendem fazer as compras na primeira semana de junho, 22% em maio e 19% nos dias que antecedem a data, totalizando 18,8 milhões de consumidores que farão compras de última hora para presentear.

34% dos consumidores comprarão presentes mesmo com contas em atraso

Muitos consumidores estão dispostos a ultrapassar seus compromissos financeiros existentes na tentativa de impressionar seus parceiros. A pesquisa revela que 34% dos entrevistados que planejam comprar presentes o farão mesmo com contas em atraso, um aumento de 8 pontos percentuais em comparação ao ano anterior. Dentre esses, 76% têm o CPF negativado nos serviços de proteção ao crédito. Além disso, 12% deixarão de pagar alguma conta para comprar um presente para a pessoa amada.

Os dados também mostram que 33% dos entrevistados admitem gastar mais do que podem na compra de presentes para seus parceiros. As justificativas para ultrapassar os limites do orçamento incluem a crença de que o parceiro(a) merece (33%), o desejo de agradar o parceiro(a) independentemente dos gastos (24%) e a vontade de proporcionar prazer, mesmo que isso signifique contrair dívidas (19%).