Se você ainda não sabe o que é uma persona, fique tranquilo, pois você está no lugar certo. Preparamos um texto que explica como criar essa ferramenta tão importante para o seu negócio.

Para ter uma estratégia de marketing completa para a sua empresa, com certeza você terá que investir na criação de uma persona. A primeira pergunta a se fazer é se você conhece o público-alvo da sua empresa: “Para quem você vende?” Provavelmente, você tem uma ideia quem são essas pessoas, o público geral que você atende, entretanto, uma boa estratégia de marketing e um bom relacionamento com seu cliente vai além disso.

O que é?

Persona, é a representação de um personagem fictício baseado em dados comportamentais reais, que mostram o seu cliente ideal. Essa ferramenta também é conhecida como buyer e avatar. Através da criação de histórias pessoais, motivações, objetivos e desafios, a persona irá te orientar sobre qual caminho seguir na hora de definir o conteúdo do Marketing Digital da sua empresa.

Persona x Público-Alvo

É importante ressaltar que público-alvo e persona não são a mesma ferramenta. Se você possui um negócio, já sabe quais os perfis dos seus clientes mais fiéis, porém de uma maneira geral. A persona é criada através de um método mais detalhado. Se você não entendeu, vamos te explicar de outra maneira:

PersonaPúblico-Alvo
Ex: Joana tem 33 anos, é formada em administração e trabalha como gerente de um Banco muito conhecido e ganha cerca de R$10.000,00 por mês. Adora acompanhar lojas de roupas e acessórios. Sua principal dificuldade é encontrar sapatos de números 40/42 já que possui 1,80m de altura.Ex: Mulheres adultas, com faixa etária de 25 a 30 anos, solteiras, graduadas em administração, com renda mensal de R$10.000,00, que gostam de roupas.

Quais os objetivos de se criar uma persona?

Existem inúmeras vantagens de se criar uma persona para o seu negócio, entre elas para obter resultados e assim, enviar as mensagens certas para as pessoas certas. Dessa maneira, o caminho até os seus objetivos fica mais fácil e assertivo.

Outras vantagens:

• Auxilia na hora de conhecer melhor seu público
  • Permite que você defina o preço do seu produto
  • Ajuda a definir qual é o melhor canal de comunicação
  • Auxilia na criação de estratégias de Marketing
  • Define a linguagem e o tom de voz que você deve falar com o seu público

Como criar uma persona?

Agora que você entendeu o que é e quais as vantagens em ter uma persona, vamos te explicar como criar essa ferramenta. Para isso, é legal separar alguns passos: pesquisa, análise e construção.

1. Colete os dados dos seus cliente (faça perguntas para entender qual o perfil do seus clientes)
  2. Analise os dados coletados
  3. Construa a persona
  4. Compartilhe a persona criada com o restante da sua equipe de colaboradores

Uma dica na hora de estruturar a persona é contar uma história sobre a vida e perfil sobre ela. Você pode falar sobre quem é essa pessoa, seus gostos, hábitos, desafios, características físicas, etc. Outra sugestão é narrar o dia dessa persona, isso ajuda a construir melhor o personagem fictício.

Exemplos de persona

Exemplo 1:

Mariana tem 30 anos, é casada, possui três filhos, é formada em Direito, trabalha no fórum da sua cidade e ganha cerca de R$8.000,00 por mês. Mariana adora viajar e sempre procura pacotes de viagem em sites de agências. Sua maior dificuldade é encontrar empresas confiáveis que possuam pacotes de viagem que agradem seus filhos assim como ela e o marido.

Exemplo 2:

Jorge tem 24 anos, é recém-formado em turismo, trabalha como guia em uma agência e por isso viaja todo mês. Ele recebe cerca de R$4.000,00 por mês, é solteiro e possui três cachorros. Sua maior dificuldade é encontrar lugares confiáveis para deixar seus pets enquanto não está em casa.

Ferramentas gratuitas para gerar personas

Se você ainda possui dúvidas na hora de criar uma persona, vale a pena conhecer ferramentas que te auxiliem durante a estruturação. O Fantástico Gerador de Personas é um passo a passo que te ajuda nesta etapa: geradordepersonas.com.br

E aí? O que você achou deste conteúdo? Agora que você viu como é importante criar uma persona para seu negócio, é hora de pesquisar e investir mais nessa ferramenta, não é?

Para ficar por dentro de todas as novidades, siga a ACIRA CDL Andradas no Instagram: instagram.com/aciraandradas

Foto destaque: Freepik