Uma das datas mais esperadas pelo consumidor brasileiro traz também vantagens importantes que os varejistas devem ficar de olho

No dia 25 novembro, acontece a famosa Black Friday, que é conhecida pelas oportunidades de promoções em diversos setores do mercado. Mas é importante saber que esse dia não é somente uma vantagem aos consumidores, e sim, aos lojistas que aproveitam a data para garantir clientes e vender seus produtos, dando visibilidade à sua marca.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), este período de oportunidades deve chegar a cerca de R$ 6,05 bilhões de vendas apenas no e-commerce, ultrapassando a marca de venda online, R$ 8,3 milhões.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar os empresários e lojistas a aumentar as vendas no final do mês de novembro.

Foto: Freepilk

1 – Conheça seu público

Essa dica é valiosa não só para a Black Friday, é importante descobrir quem são seus clientes e qual tipo de público seu produto irá atender. Para isso, em primeiro lugar entenda seu negócio. Além disso, criar uma persona é interessante para uma empresa. Esse método te auxiliará a falar com seu cliente, como atender as expectativas dele, e assim, filtrar soluções e planejar projetos.

2 – Ofereça transparência e liberdade

Se você possui um site ou trabalha com e-commerce é importante garantir segurança ao seu cliente. Além da transparência, seu cliente deve sentir que a empresa irá cumprir com o oferecido. Para isso, descreve o produto, as maneiras de entregas, avaliações dos compradores e também a facilidade na hora de adquirir. Aposte em plataformas que não dificultem o acesso do consumidor e sempre coloque informações objetivas.

3 – Facilite o meio de pagamento

Um dos motivos que impacta a dificuldade na hora de vender produtos são as burocracias encontradas pelo comprador ao realizar o pagamento. Por isso, o ideal é diversificar os meios de pagamento e não restringir esses métodos. Entre as opções disponíveis destacam-se: o boleto bancário, o pix, link de pagamento e cartões.

4 – Tenha uma equipe preparada

Essa dica vale para quem tem um site ou trabalha com vendas físicas. Por isso, antes de tudo treine sua equipe e passe as informações necessárias para que ela entenda a data e esteja preparada para eventuais acontecimentos. Faça planejamentos estratégicos, organize reuniões com a equipe e defina metas. Além disso, foque nas informações de entrega e pós-vendas, é comum atrasos e trocas de produtos. Por isso, é importante que a equipe saiba sanar todas as dúvidas que possam surgir.