Ainda dá tempo para o varejo se preparar para atrair o consumidor em busca de presentes – Fonte Sebrae.
O Natal é a data mais importante para o comércio. Mas em 2020, ano de pandemia, será diferente? O risco do contágio pelo coronavírus alterou o padrão e o comportamento dos clientes, abrindo um espaço ainda maior para as vendas online, multiplicando as opções de escolhas e facilitando comparações. Como fazer para sua empresa ser escolhida pelo consumidor? Mesmo faltando poucos dias para o Natal, há uma série de práticas que podem ser adotadas para impulsionar as vendas. Veja a seguir as recomendações da consultora do Sebrae-SP Taís Camargo.
DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO
Saber para quem você vai vender contribui para a escolha dos produtos, organização da loja e divulgação direcionada.
MIX DE PRODUTOS IDEAL
Lembre-se de que os clientes já têm suas listas de preferências, mas se conseguem encontrar mais opções ficam sempre felizes. Estão em busca de oportunidades e de economizar tempo, então oferte os produtos que possam atender a lista deles.
AÇÕES PROMOCIONAIS
Pense no que você pode fazer para aproveitar o fluxo e as oportunidades que o Natal traz. Mostre que o consumidor pode, além de comprar presentes para os outros, se presentear.
PREPARE A EQUIPE
Considere a necessidade de atenção de seus clientes e os canais de atendimento. Preparar a equipe não significa só ter mais gente, mas ter pessoas preparadas para que o cliente tenha uma ótima experiência de compra.
ORGANIZE SEU PONTO DE VENDA
O Natal pede luzes, cores, alegria. Seus produtos podem chamar a atenção e trazer as pessoas para dentro de sua loja, presencialmente ou online. Pense que a criatividade faz toda a diferença, pois o tema é o mesmo para todas as lojas.
DIVULGAÇÃO
Essa é chave para o sucesso. Conte para seus clientes sobre novidades, ações promocionais, diferenciais (como prazo de troca estendido). Busque estar nos mesmos canais de comunicação dos seus clientes.
CUIDADOS COM PRODUTOS E CLIENTES
Diga ao seu consumidor quais os cuidados de higiene e prevenção você está tomando no ponto físico (limpeza, averiguação da temperatura de funcionários e clientes, higienização das peças e dos provadores, utilização de máscaras, álcool em gel etc).
DELIVERY
As entregas vão continuar sendo tendência. Funciona para produtos já comprados, mas também pode ser utilizada com as famosas “malinhas” para que os clientes possam escolher as mercadorias.
VENDAS ONLINE COM A OPÇÃO DE PACOTE PARA PRESENTE
Ofereça a opção de os produtos já virem embrulhados ou com as embalagens de presentes junto; faz toda a diferença (a dica de conteúdo para as redes socias é ensinar a fazer o pacote).
FIDELIZAÇÃO E INDICAÇÃO
A experiência de compra está em alta. Quem é bem atendido, é ouvido e recebe atenção de maneira rápida, volta e indica. Prepare sua equipe para atender no ponto físico, mas não esqueça dos canais de comunicação que você criou durante a pandemia. Mensagens pelo celular e pelas redes sociais precisam ser respondidas de maneira rápida e com a mesma atenção do presencial.
NÃO DEIXE SEUS CANAIS DE VENDA ONLINE ABANDONADOS
Mesmo com o aumento do atendimento presencial, não esqueça que o consumidor que você ganhou durante a pandemia ainda está no ambiente online e precisa ser atendido.
BOXING DAY
Esse termo da língua inglesa é muito utilizado em alguns países para denominar o dia 26/12, quando as lojas fazem uma ação promocional para liquidar os estoques de Natal. A principal ideia é fazer uma ação para reduzir o estoque para o início de 2021.
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