Para que um negócio tenha bons resultados em sua gestão, existem diversas variáveis que são capazes de definir ou contribuir para que isso aconteça. Um desses destaques é a inovação  e seu poder de agregar novas perspectivas para sua operação, seus produtos ou serviços.. 

Embora a palavra inovação possa parecer um pouco distante e até mesmo abstrata, algumas ações devem ganhar atenção no seu empreendimento, já que a importância da inovação está também ligada aos aspectos da rotina do seu negócio e aos lucros que você deseja obter ao longo do tempo. Nesse sentido, separamos 5 dicas para trazer a inovação à rotina do seu empreendimento para que você comece a colocá-las em prática.

1- Expanda seus horizontes

A palavra inovação não está, necessariamente, interligada às tecnologias. É importante expandir seus horizontes e analisar em que ponto você pode inovar até mesmo em pequenas ações. Seja na forma como atende seus clientes, criando um novo canal, seja na forma como realiza suas compras de matérias primas, ou até a forma como se comunica com o seu público. Pequenas inovações não devem ser desconsideradas e podem ser bastante significativas. 

2- Implemente a versão digital

Uma ação que cresceu principalmente durante a pandemia foi a implementação de ferramentas ou dinâmicas que envolvam o cenário digital. Analise o mercado e seus concorrentes e observe como eles estão se adaptando às versões digitais. Se você possui um ponto comercial, porque não disponibilizar um atendimento personalizado para aqueles clientes especiais? Que tal um grupo com um público seleto onde podem ser disponibilizados descontos e promoções diferenciadas? O que a pandemia nos ensinou e devemos explorar é que precisamos estar vivos, presentes na vida dos nossos clientes, porque os nossos concorrentes estão buscando a todo tempo tomar o nosso espaço. 

3- Novos mercados

Para as pessoas que ainda desejam abrir um negócio, é importante fazer uma análise dos novos mercados e como eles vêm se expandindo. Analise os produtos: que mudanças estão ocorrendo nos produtos? Há mudanças na forma que os clientes consomem ou compram o seu produto? Existem produtos complementares ou substitutos que você pode oferecer? É possível algum tipo de parceria com outra empresa para melhorar sua oferta?  

4- Relacionamento com  seus clientes

inovação pode ser simples: no atendimento ao cliente. Como está o seu atendimento? Como é o feedback dos seus clientes? O customer experience tem sido um dos grandes diferenciais em grandes empresas. Estude os seus clientes e entenda do que eles gostam, só assim você consegue se aproximar para entendê-los melhor.

5- Formas de organização

Uma última forma de inovação pode ser na reformulação ou criação de formas de organização que outras empresas ainda não tenham imaginado e que possam garantir uma vantagem em termos de eficiência ou de qualidade superior em relação aos concorrentes.

Existem formas de uma organização poder inovar em sua gestão e liderança, modelo de negócio, cultura, ou ainda em setores específicos como recursos humanos, jurídico e marketing.

Em um mercado que está sujeito a mudanças e cada vez mais volátil, é importante ter a ideia de inovação como uma de suas prioridades enquanto gestor. 

Fonte: BDMG Orienta

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