Qual a importância da motivação dos funcionários no ambiente de trabalho?

A motivação é algo inerente ao ser humano, afinal de contas, para realizar qualquer mínima ação em nosso dia a dia, precisamos de algo que nos mova a executar tal ação. De modo geral, a dinâmica é simples: se sentimos fome, somos motivados a comer, por exemplo.

No entanto, quando se trata de questões mais abstratas — como é o caso de motivar funcionários ao trabalho —, encontrar esses fatores motivadores é algo mais desafiador, afinal, o ser humano não se move somente por necessidades fisiológicas.

No caso do trabalho, colaboradores desmotivados tendem a procrastinar suas obrigações e executar suas tarefas com menos atenção, ficando mais propícios a cometer erros. A desmotivação também afeta o seu comprometimento e sua satisfação geral com a empresa.

Ou seja: a motivação tem relação direta com a produtividade. Por essa razão, manter a motivação de toda a equipe é importante não apenas para cada membro do time, mas também para a saúde do negócio como um todo.

Além disso, se você cuida da contratação de pessoas por conta própria, é importante ter em mente que o foco não é simplesmente preencher funções, mas atrair e selecionar pessoas talentosas, alinhadas com os valores da sua empresa e que estejam motivadas e dispostas a aprender para construírem juntos um caminho de sucesso.

E, para alcançar tudo isso, é necessário que você saiba como motivar funcionários para garantir o crescimento do seu negócio!

Dicas para manter sua equipe motivada

Veja 10 dicas para manter sua equipe motivada:

1. Trate todos igualmente

Os gestores que tratam de forma diferente os membros da equipe, têm grandes chances de construir um ambiente desequilibrado e pouco colaborativo.

Afinal, essa preferência mostra que o líder vai privilegiar uns em decorrência de outros. Algo suficiente para que qualquer profissional questione a sua relevância na equipe.

2. Reconheça o valor

Você, empreendedor, deve se empenhar em reconhecer desde as menores até as grandes conquistas da empresa, bem como os responsáveis por elas.

A criatividade nas gratificações é muito bem-vinda. Não precisa ser, necessariamente, um considerável aumento salarial e, tampouco, um simples e discreto aperto de mão nos corredores da empresa.

Reconheça e mostre o quanto os profissionais são merecedores, além de deixar claro que outros colaboradores também podem ser agraciados com essas conquistas!

3. Pense em um pacote de benefícios diferenciado

O salário nem sempre é o fator mais importante para reter talentos e manter sua equipe motivada. Quando o ambiente de trabalho é bom e há uma perspectiva de crescimento, muitas pessoas estarão dispostas a trabalhar por uma remuneração um pouco menor — desde que esteja compatível com o mercado e a função.

Os benefícios também fazem parte da rotina do seu quadro de funcionários e podem ter um papel determinante em facilitar o dia a dia deles.

As empresas que compreendem o perfil dos seus profissionais podem, ainda, moldar um pacote flexível de benefícios, em que o próprio colaborador consegue escolher de que forma usá-lo. Assim, seus colaboradores podem se empenhar mais, pois sabem que a empresa está demonstrando esforço por eles e contribuindo para sua qualidade de vida.

4. Estabeleça metas

Essa é uma alternativa simples para motivar funcionários no trabalho. Por meio de metas atingíveis, os colaboradores sentem que estão crescendo em conjunto com a empresa.

Metas são oportunidades para integrar a equipe, espantar as crises e promover a união de todos para buscarem resultados ainda mais promissores para a empresa.

5. Promova capacitações e treinamentos

O aprendizado nunca está concluído para um profissional. Aqueles que deixam de buscar conhecimento ficam estagnados, correndo sério risco de serem substituídos.

Por isso cabe à empresa, também, esse papel de qualificar cada vez mais o seu quadro de colaboradores com algumas das alternativas a seguir:

  • treinamentos;
  • workshops;
  • participação em eventos do setor;
  • palestras.

Eventos de integração também ajudam a compor um grupo unido e focado em resultados — tudo isso em decorrência de um bom ambiente de trabalho.

Capacitação é fundamental, pois os talentos são movidos pela possibilidade de crescer. Se o colaborador apresenta deficiências, treine e depois avalie os resultados.

6. Use mais feedbacks

Por meio do feedback constante, você pode conversar e explicar exatamente o que espera de seus profissionais e o quanto eles estão próximos disso.

Os colaboradores motivados vão se empenhar em trabalhar seus pontos de melhoria, enquanto aqueles desmotivados vão deixar bem claro o desinteresse na atividade.

Com isso, você e os líderes de cada departamento podem trabalhar em conjunto para avaliar as melhores medidas a serem tomadas em cada situação para motivar funcionários.

Monitore como cada colaborador realiza suas atividades. A gestão de desempenho permite definir e negociar metas, acompanhar, avaliar, dar feedback e formular planos de melhoria.

7. Delegue as atividades com qualidade

A identificação é um forte elemento de interação. E funciona não apenas com pessoas, mas com as atividades também. Um líder que sabe como delegar tem mais chances de motivar funcionários no trabalho.

Do contrário, os colaboradores vão se ver presos a responsabilidades das quais eles não têm o mínimo interesse em realizar ou se manter. E isso é prejudicial para todos.

Para complementar sua leitura, confira esse vídeo do SEBRAE MINAS com algumas dicas sobre como motivar seus funcionários e reter talentos:

8. Crie um relacionamento

Líderes que se relacionam com os seus colaboradores, aprendem mais sobre eles, identificam suas qualidades e pontos de melhoria, e usam isso em favor de todos.

O gestor não precisa ser o melhor amigo de cada funcionário, mas deve compreendê-los a ponto de mostrar-se presente para ajudá-los sempre que possível.

Afinal de contas, a confiança gera comprometimento, que gera mais motivação no trabalho.

9. Promova um ambiente de trabalho agradável

Pense assim: o ambiente de trabalho costuma ser o local onde as pessoas passam a maior parte dos seus dias. Não é preferível, portanto, construir um local produtivo e estimulante em vez de um lugar onde ninguém gostaria de estar?

Conheça a sua equipe, faça com que eles entendam e se identifiquem com a cultura organizacional da empresa e crie um lugar estimulante. Todos saem ganhando com isso!

10. Realize atividades externas

Por fim, uma dica até complementar à última: saiam do ambiente de trabalho.

Integrem-se e promovam confraternizações!

Lembre-se que uma empresa estimulante valoriza os seus colaboradores. E essas pequenas situações — por menores que sejam — são fundamentais na realização desse processo.

Após colocar em prática essas dicas, você estará preparado e poderá decidir com consciência qual a melhor estratégia para motivar funcionários e aprimorar a performance da sua equipe.

Fonte: BDMG Orienta

Postagem Relacionada

Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Acira
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?