O Sebrae realizou um levantamento que identificou as 10 atividades econômicas que mais geraram empregos formais no Brasil entre as micro e pequenas empresas (MPE).

A pesquisa foi feita a partir dos dados do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e considera o acumulado do ano, até agosto de 2022.

Os primeiros colocados da lista são: construção de edifícios, seguido dos restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, e por fim, transporte de carga rodoviária.

Os dados também revelam que as atividades relacionadas à construção e negócios do ramo da educação destacam-se como outros grandes geradores de oportunidades de emprego. Os serviços de engenharia e os serviços especializados para construção aparecem em 6º e 7º lugares, respectivamente.

Por outro lado, as atividades relacionadas à educação aparecem novamente na lista. A educação infantil (creche) aparece em 5º lugar, a educação infantil (pré-escola) ficou em 9º lugar, e o ensino fundamental aparece em 10º lugar.

Ainda segundo informa o Sebrae, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 1,3 milhão (71,7%) do total de 1,8 milhão de empregos gerados no Brasil neste período. Já as médias e grandes empresas criaram 400 mil (21,5%) postos de trabalho.

Confira abaixo a lista das 10 atividades econômicas que mais geraram emprego no acumulado do ano – até agosto de 2022

1. Construção de edifícios (97,7 mil empregos).
  2. Restaurantes e outros estabelecimentos de serviço de alimentação e bebidas (71,9 mil empregos).
  3. Transporte de carga rodoviária (43,4 mil empregos).
  4. Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (29,7 mil empregos).
  5. Educação infantil – creche (25,5 mil empregos).
  6. Serviços de engenharia (24,7 mil empregos).
  7. Serviços especializados em construção (24,2 mil empregos).
  8. Atividades de atenção ambulatorial executadas por médicos e odontólogos (23,7 mil empregos).
  9. Educação infantil – pré-escola (23, 1 mil empregos).
  10. Ensino fundamental (23 mil empregos).

Foto destaque: Freestockcenter on Freepik