fbpx

Semana Brasileira da Saúde, Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.

De 2 a 7 de abril, várias datas comemorativas relacionadas à saúde acontecem simultaneamente no Brasil, destacando a intrínseca relação entre saúde, atividade física, promoção da saúde e qualidade de vida. No Brasil, esta é a Semana da Saúde.

Combater o sedentarismo é a estratégia número um na luta para reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes, acidente vascular cerebral, câncer de mama e colo do útero. Essas doenças são responsáveis ​​por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo 15 milhões de mortes por ano de pessoas com idade entre 30 e 70 anos.

Com o objetivo principal de incentivar as pessoas a serem mais ativas para um mundo mais saudável, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um plano de ação global sobre atividade física e saúde para o período de 2018 a 2030.

O plano de ação mostra como os países podem reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes em 15% até 2030 e recomenda um conjunto de 20 áreas políticas que, combinadas, visam criar sociedades mais ativas, melhorando ambientes e oportunidades para pessoas de todas as idades e habilidades para envolver-se em caminhadas, ciclismo, esportes, recreação ativa, dança e brincadeiras. O documento pede ainda apoio à formação de profissionais de saúde e outros profissionais, sistemas de dados mais fortes, bem como a utilização de tecnologias digitais.

Níveis regulares e adequados de atividade física:

  • melhorar o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
  • aumentar a saúde óssea e funcional;
  • reduzir o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de cólon e de mama e depressão;
  • reduzir o risco de quedas, bem como fraturas de quadril ou vertebrais; e
    são fundamentais para o balanço energético e controle de peso.

Outros benefícios relacionados à atividade física incluem melhora da autoestima e promoção da sensação de bem-estar, redução da depressão, redução do estresse e da fadiga, aumento da energia, melhora da força e resistência muscular e melhora da aparência da pele.

É importante fazer um check-up geral de saúde antes de iniciar ou retornar ao exercício para determinar o melhor tipo de atividade física e/ou exercício, bem como a intensidade recomendada, por exemplo. Além disso, é melhor ser acompanhado por um profissional de educação física qualificado.

Postagem Relacionada

Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Acira
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?