Antes de qualquer coisa é preciso entender que liderar não é uma tarefa fácil, é preciso disciplina e saber motivar sua equipe. Quando falamos em crise, esse contexto fica um pouco mais preocupante, mas mesmo que a situação pareça ser perturbadora, ela não é um monstro e pode ser contornada sem maiores problemas.
O que é ser líder?
Se você é um líder, é fundamental saber quais os papéis desse setor dentro de uma empresa. Primeiro, é importante entender quais são as visões da empresa que você atua, ou seja, qual caminho vocês devem seguir para alcançar os resultados.
Após isso, visualize suas obrigações, como orientar, valorizar a sua equipe e entregar resultados. Entretanto, é bom ter em mente que em tempos de crise a sua presença será ainda mais indispensável.
Por isso, vamos te dar algumas dicas de como passar por esses tempos sem que seu local de trabalho sofra muitas consequências:
Escute seus colaboradores e tenha empatia
Alcançar resultados não está somente ligado a entrega de demandas e lucro da empresa, para que seu setor esteja equilibrado é preciso que os relacionamentos dentro da equipe sejam tranquilos e com respeito.
Para isso, é fundamental que haja confiança entre o líder e seus colaboradores. Escute o que o seu colaborador realmente quer dizer, foque no que está sendo dito sem julgá-lo. Esse tipo de comportamento mostra que você se importa com as dúvidas que ele possa ter.
Oriente seus colaboradores
Um dos principais papéis do líder é orientar, mas saber como dar um feedback ou a maneira como conversar com o colaborador faz muita diferença na hora de analisar as entregas. Esclareça todas as dúvidas de seus liderados e lembre-se do tópico anterior, tenha uma escuta ativa e tenha empatia.
Aposte no desenvolvimento de equipes
Ter uma equipe motivada, principalmente durante as crises, é um desafio enorme. Entretanto, o líder tem o dever de manter sua equipe tranquila em relação à sua função e setor na empresa. Uma sugestão é investir em momentos de interação para que a equipe esteja mais conectada e confortável na hora de conversar com o colega.
E aí? O que achou das dicas? Você concorda que elas são válidas para sua empresa?
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Imagem destaque: Freepik
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