Se você está lendo esse texto, provavelmente tem o sonho de ter seu próprio negócio. Mas antes de torná-lo realidade, já adiantamos que você precisa estudar muito e é claro, colocar a mão na massa.

Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de montar sua empresa. Vamos ver?

1 – Saiba que tipo de negócio quer abrir

Antes de abrir seu negócio, é importante ter em mente qual nicho irá abrir. Existem milhares de opções, e caso você não queira criar uma marca do zero, pode optar pelas franquias, por que não?

No site do Sebrae, você pode descobrir quais as atividades mais combinam com o seu perfil de empreendedor, além de ficar por dentro de dicas que vão te auxiliar na hora de escolher o melhor ramo.

Acesse: Ideias de Negócios e Tipos e Ramos

2 – Estude, estude e estude

Ter um negócio requer muita determinação, e principalmente estudos e preparo. Antes de começar a montar e investir no seu negócio é importante entender o mercado em que irá atuar. Além disso, é preciso conhecer o público daquele produto, a concorrência e a defasagem que os clientes encontram na hora de fazer a compra, por exemplo.

Outra dica fundamental é estudar sobre toda a burocracia e as leis. Tenha em mente quais são os procedimentos que você deve seguir para abrir o seu negócio, faça uma lista e anote tudo para não ter imprevistos depois.

3 – Faça um planejamento de negócio

Depois que você já decidiu qual tipo de negócio quer abrir e já anotou tudo sobre a parte burocrática, é a hora de você fazer um planejamento, desde o financeiro até as metas que quer alcançar.

Primeiro, faça um planejamento financeiro e entenda qual o limite do seu caixa. Nesse site, você pode saber mais sobre como abrir um negócio com pouco dinheiro, clique aqui!

É importante também criar um planejamento de negócios, missão, visão e valores. Quais são as metas que você quer alcançar através da sua empresa? Trace seus objetivos e planeje caminhos até chegar nos resultados.

Ah, não esqueça de mensurar sua trajetória, é através disso que você irá saber quais os problemas que sua empresa enfrenta, como solucioná-los e quais caminhos possuem resultados positivos.

4 – Procure o local do seu negócio

Agora é a hora de colocar sua empresa para o jogo! Para isso, você precisa decidir qual será o lugar do seu negócio, ele pode ser físico ou digital. Muitas vezes, vender pela internet pode ser uma boa opção para quem não quer alugar um espaço físico, você economiza dinheiro e pode investir em outro segmento.

5 – Tenha uma identidade visual

Se você acredita que investir em uma identidade visual não é tão importante, vamos fazer um teste. Quando você olha esses logos, qual a primeira coisa que você pensa?

Mc Donalds
Nike
Coca-Cola
Apple

Provavelmente, você associa essas identidades aos produtos que elas vendem. Se você é uma pessoa antenada e que está nas redes sociais, já sabe que o primeiro logo se refere ao Mc Donalds, uma empresa de fast-food

Mas o que queremos dizer com isso? A construção de uma identidade requer estudo e planejamento. Investir no visual da sua empresa é investir no crescimento e na valorização da sua marca. Afinal, as pessoas precisam associar a vitrine da sua loja com o seu produto.

6 – Coloque a mão na massa

Agora que você já possui um nicho definido, um local e um planejamento, é hora de começar a tirar tudo isso do papel. Comece aos poucos, siga seu planejamento e não extrapole seu limite de gastos. Analise com cuidado todos os resultados e não desista! Bora colocar suas ideias em prática?

Gostou do conteúdo? Conta pra gente se esse texto foi útil para você!

Para ficar por dentro de todas as informações e dicas, acompanhe a ACIRA CDL Andradas pelo Instagram

Foto destaque: peoplecreations no Freepik