Dia dos Pais 2021 movimentará R$ 22 bilhões no comércio

57% dos brasileiros comprarão presentes para os pais a partir de hoje

Irão às compras a partir desta semana 57% dos brasileiros que pretendem presentear os pais, sendo que 46% pretendem comprar os presentes na primeira semana de agosto e 11% nas vésperas do Dia dos Pais. Os entrevistados pretendem gastar R$ 207,52 ao todo para adquirir dois presentes, em média. Com isso, estima-se que o Dia dos Pais 2021 deve movimentar cerca de R$ 22,35 bilhões no comércio.

Os dados são de pesquisa Intenção de Compras no Dia dos Pais, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas. O estudo foi divulgado na quinta-feira (28).

Segundo o levantamento, 67% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Isso significa que aproximadamente 107,7 milhões de pessoas devem comprar presentes para entregar a seus entes queridos no segundo domingo de agosto, retornando ao patamar pré-pandemia.

Ainda de acordo com a pesquisa, 47% pretendem comprar a maior parte dos presentes na internet, 29% em shoppings centers, 17% nos shoppings populares, e 16% em lojas de departamento. Entre os que pretendem realizar compras pela internet, 72% comprarão por aplicativos, 72% em sites, e 23% no Instagram. Em relação à confiança de sair de casa para comprar os presentes, 47% têm segurança para realizar compras em lojas de rua e 50% sentem-se seguros para fazer compras no shopping.

“O cenário de vacinação tem trazido ao país uma sensação de mais segurança para que a população realize suas atividades e o varejo conta com a data para aumentar as vendas após um ano tão difícil para o setor. O Dia dos Pais é um termômetro para o início do processo de contratação da mão de obra temporária pelo comércio no segundo semestre e a expectativa é realmente de uma retomada econômica”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

Mês dos Pais

Trouxemos algumas ideias de ações que podem ser realizadas ao longo do mês, gerando engajamento e acesso à loja virtual e física:

Crie um concurso cultural com mecânica simples
Nas redes sociais, crie um concurso cultural de Dia dos Pais. Deixe de lado os concursos que envolvem muitas ações, como curtir, marcar o amigo, compartilhar, criar histórias etc. Faça uma mecânica simples, que com apenas uma ou duas ações a pessoa já esteja participando.

Facilite a decisão sugerindo produtos de diferentes preços
Escolher um presente é o primeiro desafio da data. Crie uma seleção especial de produtos, com diferentes faixas de preço e oferecendo desconto de, por exemplo, 20% nas compras de Dia dos Pais. Divulgue nas redes sociais e por email marketing.

Ideias para homenagear o pai
Nas buscas do Google, cresce a busca por “presente criativo” e “DIY” (do it yourself, ou faça você mesmo) relacionados a presentes. Aproveite a tendência e crie envolvimento emocional com o consumidor, dando dicas sobre como pode ter uma experiência inesquecível com a família na data comemorativa. Se você vende vinho, por exemplo, pode ser um convite para um piquenique com a família no Dia dos Pais.

Quiz
O quiz é uma opção mais descontraída para, nas redes sociais, aumentar sua base, gerar engajamento com o público e, de quebra, recomendar produtos de sua loja. Você pode usar uma linguagem mais leve e no resultado sugerir produtos da sua marca ou loja que mais têm a ver com um perfil específico de pai.

Landing Page promocional
Promoções de vendas são super frequentes nessas datas e servem principalmente para criação ou aumento da lista de emails. Aposte em ações do tipo “conte a sua melhor lembrança com seu pai e concorra a um kit de produtos”.

Oferta 2 em 1
Como aproveitar a data para ampliar um benefício de desconto com essa temática? Uma oferta dois em um pode aumentar o ticket da compra, usando o gatilho de “ganhe desconto e aproveite uma só entrega para você e para seu pai”.

Oferta para os pais
Caso você saiba quais dos seus clientes são pais, você pode criar uma oferta especial como forma de comemorar a data. Com isso, você ataca o público que não necessariamente iria consumir, mas que pode vir a comprar incentivado pela oferta.

Promoção para pais e filhos
Se o seu mix de produtos permite, por exemplo, que seja comprado um presente de Dia das Crianças ou Natal na sua loja, uma ideia é criar um desconto exclusivo para a próxima aquisição.

Sorteios
Sorteios são uma fórmula antiga e altamente valiosa. Uma ótima ideia, solicitar que seu público gere algum tipo de conteúdo nas redes sociais e se aproveita disso para promover campanhas.

Entrega expressa
Comprar presente em cima da hora? Quem nunca, né! Pensando nisso, ofereça mais opções de entrega para o Dia dos Pais e conquiste o cliente que deixou para fazer o pedido praticamente na véspera da comemoração. Lembre-se, 11% fará as compras de última hora.

Disponibilize embalagens e cartões
Entregue praticidade ao consumidor e ofereça alguns itens extras, como embalagem de presente e um cartão, na finalização da compra. Destaque esta comodidade nas campanhas de e-mail marketing para a data e redes sociais, e mostre ao seu cliente que você se preocupa com os mínimos detalhes.

Deseje aos clientes um feliz Dia dos Pais
Quanto mais a sua empresa se conectar com seus clientes na data comemorativa, mais eles se lembrarão dela, ou seja, esta é uma ótima oportunidade para humanizar e promover um sentimento positivo na marca. Utilize o canal para contar uma história ou compartilhar um texto que reflita seus valores e emocione o público.

Fonte: Varejo S.A.