Informativo

Destinos locais e atividades ao ar livre são tendências para o turismo.

Segundo o levantamento do Sebrae, na retomada do turismo, os viajantes vão preferir destinos perto da cidade onde moram, aos quais possam chegar de carro.

O setor do turismo foi um dos mais atingidos pela pandemia em todo o mundo, mas, no Brasil, começou a ganhar fôlego para se recuperar. Para apoiar o segmento visando impulsionar a atividade, o Sebrae realizou extenso estudo que mapeia os desafios, prevê cenários e aponta soluções para a retomada das atividades em todo o país. A tendência está voltada para os destinos intermunicipais e, principalmente, os pacotes que oferecem atividades ao ar livre. Isso porque, no atual cenário, o setor precisa atender a esse novo perfil de turista: preocupado e receoso, mas também empoderado e ávido por desfrutar de momentos de lazer fora do espaço onde esteve confinado por meses.

Retomada do turismo

Segundo o levantamento do Sebrae, na retomada do turismo, os viajantes vão preferir destinos perto da cidade onde moram, aos quais possam chegar de carro. Assim, enquanto as viagens internacionais podem demorar bastante para atingir os patamares anteriores, o turismo interno ganha uma janela de oportunidade que deve ser aproveitada ao máximo. O estudo estima que o setor perdeu mais de 40% do faturamento e quase 400 mil vagas de trabalho formal em todo o país.

Para acompanhar essas tendências, o setor precisa inovar e implementar mudanças. O estudo aponta algumas, como check-in e check-out digital, aumentar a oferta de produtos exclusivos tipo ecoturismo e explorar pacotes de viagens que levem no máximo três horas. Tudo para que as famílias possam voltar a viajar com segurança, seguindo todos os protocolos de bioprevenção.

Além disso, é possível estabelecer na rotina da empresa as tecnologias sem contato, cada vez mais exigidas pelo consumidor, que permitem, por exemplo, o pagamento sem a digitação de senhas ou códigos. Oferecer possibilidade de cancelamento e remarcação, também é fundamental. Outra estratégia importante é a das vendas orientadas para o futuro, a chamada voucherização. Nessa opção, o turista escolhe com antecedência o destino e as condições da viagem, como hospedagem e transporte, e paga antecipadamente por isso.

Após meses isoladas, as pessoas tendem a desejar um banho de natureza. Nesse sentido, viagens mais próximas de casa e que oferecem esses atrativos são destinos imperdíveis: natureza e esportes de aventura, atividades outdoor; adoção de boas práticas sustentáveis e sociais no turismo.

Veja mais sobre a pesquisa Turismo: O novo normal (pós vacina) clicando aqui.

Você conta com diversas soluções

Veja quais são

© 2023 ACIRA CDL - Associação Comercial, Industria e Rural de Andradas. All rights reserved.