Como ter consciência financeira e tomar melhores decisões?

Você já parou para pensar na importância da educação financeira para a saúde de seu negócio? Como você sabe, gerir o próprio negócio é uma missão difícil, pois diariamente é preciso superar desafios e estudar estratégias para manter a empresa produtiva e rentável.

Dentre as inúmeras responsabilidades de um empreendedor, manter as finanças organizadas é uma das que mais exige dedicação, estudo e disciplina. Afinal, uma empresa com dificuldades para se organizar financeiramente já está em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

No entanto, quando se tem uma compreensão adequada sobre os principais conceitos financeiros e o empenho em buscar conhecimento, informação e orientação para realizar a gestão financeira do negócio, é possível construir a base para um futuro empresarial seguro.

Por isso, é fundamental entender qual a importância da consciência financeira para ter um bom andamento do seu negócio.

O que é consciência financeira e qual sua importância?

Consciência financeira é ter o conhecimento essencial para tomar decisões estratégicas a respeito do dinheiro da sua empresa.

Mas o que isso significa de verdade? Isso quer dizer que você precisa entender alguns conceitos, como administração do fluxo de caixa e controle do estoque, para gerenciar e controlar todo o fluxo de dinheiro do negócio e, a partir disso, tomar as melhores decisões para a empresa.

Reflita: você sabe quanto entra e sai de dinheiro em seu caixa todos os dias?

A partir do momento em que você empreendedor tem consciência das finanças presentes na sua empresa, você consegue lidar com as dívidas de uma forma mais planejada e sem sustos.

É impossível controlar suas finanças se você não tem a noção exata de como é gasto o dinheiro dentro do seu negócio.

Por isso, ser consciente financeiramente é importante, pois possibilita um melhor controle sobre as dívidas e tomada de decisões que auxiliem no crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Por exemplo: implementar um software que auxilie na gestão de estoque pode ser uma boa decisão estratégica pois, com uma ferramenta automatizada, é possível identificar facilmente o produto que tem maior demanda e, com isso, você consegue ter uma previsibilidade maior de todos os seus produtos no estoque.

Fonte: BDMG Orienta

Como controlar o fluxo de caixa

Curso online e gratuito do Sebrae: AQUI