Desenhar as metas para o novo ciclo não é apenas um ritual pessoal, mas um passo importante do planejamento estratégico das empresas, que pode ser a chave para o sucesso. Seu negócio já tem ações definidas em um check-list para 2022?
Listamos alguns dos pontos principais que você deve considerar ao preparar seu planejamento de ações para este ano. Vamos começar? Acompanhe!
A organização financeira é o coração de qualquer empresa, pois dela depende a solidez e a saúde do seu negócio. Não adianta muito faturar alto, se a gestão dos recebimentos não for 100% eficiente. Por isso, é preciso dar atenção a alguns pontos muito importantes, incluindo:
Tudo isso é extremamente importante para garantir a conversão das suas vendas em dinheiro no caixa, afinal de contas, vender muito e receber pouco não é vantajoso. Lembre-se de que o sucesso do seu planejamento estratégico depende da confirmação das projeções financeiras.
Portanto, é hora de rever suas cobranças: você já parou para avaliar o quanto elas estão sendo eficientes e conseguindo reverter atrasos de clientes? Além disso, é preciso reavaliar o crédito concedido aos seus parceiros, tanto para aumentar as chances de negócio com quem apresenta bom histórico quanto para reduzir a possibilidade de inadimplência daqueles que demonstram mais risco de crédito.
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Os processos são a chave do sucesso quando falamos de reduzir desperdícios e otimizar a rotina para maximizar a lucratividade. Definir processos é padronizar as ações de todos na empresa, independentemente do tempo de casa. Assim, um novo funcionário pode saber como proceder em seu setor, da mesma forma que um antigo: basta que seja orientado sobre os processos.
Em termos de gestão, vamos nos lembrar daquela máxima: “não se gerencia aquilo que não se mede”. Então, ao definir processos, você consegue descobrir, por exemplo, o que impacta seu tempo de entrega, e pode melhorar a experiência do cliente.
Da mesma forma, pode estabelecer processos na concessão de crédito, incluindo as consultas para novos clientes e o monitoramento, para reavaliar periodicamente aqueles que estão na base.
Diante da competitividade do mercado, vale a pena sempre buscar novas técnicas e abordagens para ter mais segurança, diferenciar-se da concorrência e agregar cada vez mais valor aos seus produtos e serviços. Você já ouviu falar das metodologias ágeis? Elas são muito importantes para os processos organizações, especialmente, quando é necessário ter entregas rápidas e concisas.
São técnicas que dão mais agilidade e interação entre os setores e as atividades de uma empresa. No final, você pode medir os resultados e entender em que área existem gargalos que podem ser solucionados para otimizar as atividades. Alguns exemplos de metodologias ágeis que você pode adotar em 2022 são:
Vale a pena pensar em inovar para tornar sua empresa mais eficiente e produtiva no ano que se inicia!
Neste início de ano, é hora de pensar nos momentos de maior lucratividade que sua empresa pode ter! Ela passa por sazonalidade? Ou seja: tem picos de venda em determinadas datas? As ações promocionais devem ser pensadas e agendadas desde já. Quanto maior a antecedência, melhor será o resultado.
Da mesma forma, você precisa pensar nos feriados de 2022, pois eles afetam seu ciclo de vendas e as atividades internas. Mesmo que sua empresa não apresente sazonalidade de vendas, algumas datas, inegavelmente, trazem mais chances de negócio.
Por que não, então, fazer um calendário de trade marketing bem organizado, com base em pesquisas e estratégias certeiras? Isso trará benefícios, como:
Para ter sucesso na organização das ações para 2022, tenha atenção aos seguintes tópicos:
O segredo do sucesso é compreender tendências para seu produto ou serviço e se adequar a elas. O mercado define o que ele quer, por isso, nunca desconsidere os sinais. Faça pesquisas e identifique tendências. Você vai alcançar esse objetivo de várias formas, incluindo:
Todas essas informações vão dar subsídio para suas ações. Baseando-se em tendências, dados, novidades e estudos, é possível mapear o comportamento do mercado e prever o que fará sucesso durante as datas especiais de 2022.
Por fim, não se esqueça de trabalhar a comunicação interna. De nada adianta se organizar e criar uma imagem sólida, se as equipes internas não estiverem plenamente alinhadas.
Por isso, defina metas e limites para o seu time e ofereça treinamentos, deixando claro quais são os passos a seguir em cada processo. Além disso, não se esqueça de tornar sua equipe coesa: é preciso aprender a conciliar problemas, quando existirem, e a comemorar vitórias, sempre que alcançadas.
Pronto! Agora você já tem um check-list para 2022 que pode ajudar a guiar as mudanças internas de sua empresa. Aproveite as dicas para dar início ou continuar seu processo de melhoria e aprimoramento constantes, tornando seu negócio ainda mais sólido e bem posicionado no mercado.
Com informações Serasa Experian e FCDL MG
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