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5 Dicas para Contratações Efetivas

As etapas de recrutamento e seleção para a construção de um time eficiente de uma empresa podem ser determinantes para a contratação de profissionais.

Ao decidir pela expansão da equipe, é fundamental que os profissionais de Recursos Humanos ou a empresa contratada para essa finalidade, tenham cuidado na elaboração dos processos básicos, com atenção aos detalhes desde a descrição do cargo, nível de experiência exigida,  perfil comportamental e competências necessárias, para que as pessoas corretas sejam encaminhadas para avaliação, evitando assim frustrações que podem reduzir a produtividade do processo e ainda afetar a imagem da empresa no mercado.

Para entender um pouco mais sobre esse processo, preparamos algumas dicas importantes para contratações efetivas.

1- O perfil do colaborador ideal:

Nessa etapa, é muito importante analisar o perfil comportamental do possível futuro colaborador. Por esse e outros motivos, a presença de profissionais dos Recursos Humanos é essencial para as empresas. 

Uma dica muito valiosa nesse processo é reunir os profissionais de RH com os líderes da empresa para traçarem quais as soft (comportamentos) e hard (competências técnicas, conhecimento e habilidades) skills que estão buscando no candidato ideal. Dessa forma, eles poderão basear a análise na centralidade dessa busca, até que o futuro contratado seja escolhido.

2- Descrição da vaga 

Após a definição do perfil do colaborador ideal, a segunda dica para contratar é ser objetivo na descrição da vaga. É importante listar todas as habilidades, tanto técnicas quanto interpessoais, necessárias para o preenchimento da vaga, além de competências que podem ser diferenciais.

Na descrição da vaga, é importante deixar de forma explícita quais as funções que serão desempenhadas pelo profissional no dia-a-dia, além dos desafios em que o cargo está inserido. Não deixe de mencionar as entregas esperadas, porque dessa forma os candidatos conseguem ter uma visão do que é esperado como resultado do seu trabalho.

Atrair o profissional para ser um candidato para a empresa é um diferencial no processo de seleção, assim como indicar a remuneração, as possibilidades de crescimento dentro da empresa, benefícios, atrativos profissionais, dentre outras informações.

3- Análise do currículo

Essa é uma das dicas mais importantes no momento de considerar um candidato. Fazer uma análise do currículo com atenção, além de garantir a triagem para encaminhamento do candidato correto, valoriza o esforço e tempo da aplicação do candidato.

Analisar minuciosamente um currículo faz parte da busca da comprovação dos conhecimentos atestados no currículoque caso seja aprovado na primeira parte da análise, será questionado na entrevista para verificação da experiência

Como um complemento para conhecer melhor o candidato, a empresa pode analisar o perfil do candidato no LinkedIn e pedir um portfólio para conhecer um pouco mais da prática profissional dele. Todos esses aspectos auxiliam em uma contratação efetiva.

4- Hora da entrevista

A entrevista é um dos processos mais importantes do processo de seleção e, por isso, deve ser levada a sério. Ter uma entrevista estruturada faz parte de uma das dicas mais valiosas até a contratação.

É importante lembrar que o RH deve avaliar também detalhes comportamentais do candidato, que fazem toda a diferença na consideração de quem será contratado. A linguagem não-verbal também diz muito sobre uma pessoa, e pode ser expressada na postura, linguagem corporal e no nível de extroversão, por exemplo.

Nesse momento, o profissional do RH pode ter uma visão mais ampla do perfil comportamental do candidato. Apesar de estruturada, a entrevista deve fluir com naturalidade, deixando o candidato à vontade para responder as perguntas que serão feitas.

5- Teste de conhecimentos específicos e Habilidades interpessoais

Apesar de serem etapas paralelas, a totalidade dos resultados trará o candidato que os recrutadores estão buscando. Buscar um profissional qualificado em experiência e que saiba responder com sucesso aos conhecimentos específicos é apenas uma das partes que devem ser consideradas no processo.

Embora o RH seja o responsável pela aplicação do teste, o mesmo deve ser desenvolvido por especialistas da área de atuação onde o candidato está sendo entrevistado. 

Após os conhecimentos técnicos, a avaliação das habilidades interpessoais é essencial para correlacionar o candidato com o perfil buscado pela empresa. Uma das alternativas utilizadas por algumas empresas são as dinâmicas de grupo, para avaliação de interação e testes comportamentais, por meio de avaliações psicológicas.

Após essas dicas e aplicações na prática de forma minuciosa, é hora de decidir qual será o candidato ideal, fazer a contratação efetiva do seu funcionário e trazer resultados ainda melhores.

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Fonte: BDMG Orienta

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