Manter alguns hábitos pode prevenir a formação de pedras nos rins e evitar a experiência desagradável de enfrentar uma doença que causa dores tão intensas.
1. Beba Água!
O que contribui muito para a formação de pedras nos rins é não hidratar-se o suficiente, pois a água ajuda na produção de urina, quanto mais você consumir água, maior será a diluição dos sais contidos nela.
2. Reduza o Consumo de Sal
Atenção ao consumo de sódio, pois, em grandes quantidades, o sódio aumenta as chances de formação de pedras nos rins.
3. Evite Alimentos Ricos em Oxalatos
Alimentos como: beterraba, espinafre, frutos do mar, amendoim, nozes e chocolate, são ricos em oxalato e o seu consumo em grandes quantidades faz com que o organismo não consiga metabolizar toda essa substância, que acaba sendo excretada na urina.
4. Atenção ao Consumo de Proteínas
Um dos fatores de risco para o surgimento de pedra nos rins são as carnes em geral, com destaque para as carnes vermelhas, pois possuem alto teor de purina, substância que aumenta a produção de ácido úrico.
5. Pratique Atividade Física
Uma boa rotina de atividades físicas por si só já traz excelentes benefícios para todo o organismo. Tratando-se de prevenção de cálculo renal, a prática de exercícios faz com que o organismo trabalhe melhor, o metabolismo ósseo e do cálcio tenha um bom equilíbrio e diminui a frequência de obesidade e diabetes, que também são fatores de risco para a formação das pedras nos rins. E ah! Não esqueça de consumir água durante e após os exercícios para evitar uma desidratação.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e dados estatísticos de navegação.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade. .