10 formas de como o crédito pode ajudar a sua empresa

Alguns empreendedores de sucesso irão te dizer que para começar a ganhar dinheiro é preciso, primeiro, gastar dinheiro. Há uma lição muito importante nessa frase popular: investir na sua empresa é essencial. E você não precisa necessariamente esperar seu negócio começar a dar resultado, mas basta se planejar para a tomada de crédito consciente.

No entanto, uma coisa que precisamos mudar na frase que citamos no começo é o seu tom negativo: não pense no crédito como um gasto ou mesmo endividamento, mas como um investimento estratégico. Muitos empreendedores têm dificuldade em entender como conseguir crédito para as empresas e essa pode ser uma excelente saída para o seu negócio.

Para você compreender a importância do crédito empresarial e seu papel no desenvolvimento do seu negócio, fizemos uma lista bem completa de todos os benefícios do crédito empresarial.

Como aplicar o crédito consciente

1. Acabar com as dívidas no cartão e cheque especial

Geralmente ficar no cheque especial gera dividendos mais altos do que um empréstimo tradicional. Portanto, solicitar uma linha de crédito para quitar esse tipo de dívida pode ser uma boa estratégia, já que será mais rápido pagar os juros e parcelas do financiamento com o banco.

2. Pagar encargos específicos (como 13º salário)

Solicitar crédito também é uma alternativa para não ter problemas na hora de pagar o 13°. Isso porque o final do ano é um período possivelmente difícil para alguns negócios que não conseguiram se planejaram corretamente. O empréstimo com o banco evita atrasos e problemas trabalhistas. Inclusive, fizemos um conteúdo exclusive sobre 13°, confira aqui.

3. Renovar e ampliar estoque

Negócios que trabalham com estoque tem no crédito uma oportunidade de renová-lo, caso o capital de giro esteja baixo para isso, ou ampliá-lo se o momento demonstra um crescimento da demanda.

4. Comprar equipamentos

Em muitos setores econômicos a renovação, compra e conserto de equipamentos é uma necessidade periódica. O crédito pedido na hora correta e com planejamento pode auxiliar na manutenção e até mesmo na expansão do negócio com a compra de maquinário novo e mais moderno.

5. Quitação de multas

Algumas multas podem ser impeditivas para o crescimento do negócio — por impedir o funcionamento dele ou porque os pagamentos estão consumindo a receita da empresa. Mais uma vez, os juros mais competitivos de um crédito empresarial justificam esse tipo de estratégia, que pode abrir a porta para o empreendedor voltar a crescer.

6. Acertos trabalhistas

O crédito ajuda empreendedores que em algum momento precisam pagar os direitos ou acordos trabalhistas quando encerram o contrato com algum colaborador, um capital que muitas vezes não está previsto nas contas da empresa.

7. Fazer uma reforma

Sua loja ou escritório podem se beneficiar de uma reforma? Então a tomada de crédito pode ajudar na hora de pagar materiais e mão de obra.

8. Caixa para vender a prazo aos clientes

Para vender a prazo uma empresa precisa de um capital de giro maior para manter as contas em dia enquanto as parcelas futuras dos clientes não são pagas. Um crédito inicial pode ajudar nesse processo, sem falar que ele pode ser pago com o crescimento do consumo permitido pelas próprias vendas a prazo.

9. Abrir uma nova unidade

Boa parte dos pontos que falamos anteriormente envolvem o crescimento e expansão da empresa. Um passo importante para muitos empreendedores é planejar uma nova unidade ou expandir por meio de franquias, construir um novo galpão ou mesmo montar uma pequena unidade de fabricação para seus produtos. Esse passo pode ser um dos benefícios da tomada do crédito empresarial consciente.

10. Compra de matéria-prima

O crédito pode ajudar sua empresa a manter a quantidade de insumos em dia, sem faltar, ou mesmo ampliar suas compras para atender um crescimento na demanda.

Leia com cuidado essas opções e reflita se sua empresa pode se beneficiar do crédito em qualquer uma delas. E antes de ir a um banco solicitar uma linha ou financiamento, tenha certeza de que “pôs ordem na casa” e organizou seu caixa.

É importante entender também qual opção de crédito é o melhor para sua empresa, confira o nosso conteúdo e entre em contato com o Correspondente Bancário BDMG para saber mais pelo telefone (35) 3731 1349.

Fonte: BDMG Orienta